Notícias

BRK Ambiental realiza mais uma etapa da obra de substituição de redes de água do Jardim Dall’orto

14 de Fevereiro de 2020

Quando finalizada, intervenção vai beneficiar 5 mil moradores

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, vai realizar nesta terça-feira, dia 18, mais uma etapa da obra de substituição de redes de água do Jardim Dall’orto.

A intervenção desta terça consiste na instalação de três registros nas ruas Caldas Novas e Morrinhos. Por conta dessa ação, o abastecimento de água no bairro pode ter oscilações. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite da própria terça-feira, dia 18.

No total, 3,5 quilômetros de redes já foram substituídos nas ruas Rialma, Jaraguá, Goiatuba e Piracanjuba. Além disso, também já foi executada a substituição parcial nas ruas Porto Nacional, Jurandir Magalhães Filho, Hélio Macedo Rezende, Geraldo Verza e, no momento, atua na Dante Barban. 

As obras fazem parte de um plano de troca de redes que, no Jardim Dall’Orto, contempla a substituição de 6 quilômetros de tubulação, com diâmetros de 50mm e 150mm, com o objetivo de renovar e melhorar todo o sistema de distribuição de água do bairro. As redes existentes são de fibrocimento, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas, podendo em algumas situações alterar a coloração da água. 

A tubulação que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação; além de ser de fácil manuseio e instalação com uma durabilidade superior a 50 anos.  “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré.

Além disso, o plano de substituição influencia diretamente na redução de perdas do município pois ao substituir as tubulações antigas por novas, com o novo material, as perdas físicas são eliminadas, por reduzirem o número de vazamentos. 

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Redução de vazamentos
Em 2019, a concessionária realizou a substituição de 2,1 quilômetros de redes de água no Jardim Dall’Orto. Nos pontos em que ocorreu a substituição, foram registrados 40 vazamentos nos últimos cinco anos e, após esse trabalho de troca da rede, nenhum vazamento foi registrado. Dois pontos críticos eram nas ruas Piracanjuba e Goiatuba que entre os anos de 2016 e meados de 2019, registraram 46 vazamentos. Após a troca, o problema foi sanado. 

“Esse resultado mostra que a troca é efetiva. É por isso que é um trabalho importante e contínuo da concessionária”, ressalta Mangabeira.

Substituição de redes em 2020
Outros bairros e regiões também serão beneficiados em 2020. Está prevista a substituição de mais 3 quilômetros de redes nos bairros Jardim Maria Antônia e Parque Bandeirantes. 

O plano de substituição de redes leva em conta a quantidade de vazamentos, o material e a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é substituir ao menos 25 quilômetros dessas tubulações e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros que possuem essas redes”, explica Fernando.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE