Notícias

BRK Ambiental reduz índice de perdas de água para 36,5% em Sumaré

18 de Fevereiro de 2021

Essa é a menor média anual registrada desde o início da concessão

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, reduziu o índice de perdas da cidade de 38,3%%, em 2019, para 36,5%, em 2020. O número é a menor média anual registrada desde o início da concessão. Em 2015, no início da concessão, o índice era de 60%. 

Na prática, só entre 2019 e 2020, 172 milhões de litros de água foram preservados, volume suficiente para abastecer 28 mil pessoas por um mês. 

Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2020 estão a localização de 901 vazamentos não visíveis, a substituição de 885 ligações de água, a substituição de 3,9 quilômetros de redes, o hasteamento em 2.148 quilômetros lineares de redes, que equivale à uma varredura do munícipio completa 2,6 vezes ao ano, a instalação de 11 macromedidores, 23 descargas preventivas hidrometradas e 4 hidrantes hidrometrados, além da criação de quatro novos setores e a instalação de duas novas válvulas redutoras de pressão.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Sumaré e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Ações que reduzam as perdas distribuídas de água vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Em 2021, a BRK Ambiental vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas no município. Entre as principais ações para este ano estão a localização de vazamentos não visíveis, a substituição de 2.960 ligações de água, a substituição de 14 quilômetros de redes, a continuidade no trabalho de hasteamento, a instalação de 4 macromedidores, 20 descargas preventivas hidrometradas e 4 hidrantes hidrometrados, além da criação de mais 4 novos setores de macromedição e a instalação de mais 2 válvulas redutoras de pressão. 

A concessionária se mantém à disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/sumare e também pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE