Notícias

BRK Ambiental tem avanço de 50% na obra de ampliação e modernização da ETA II

22 de Maio de 2019

Quando finalizada, a obra irá beneficiar 190 mil sumareenses

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, já avançou 50% na obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, localizada no Parque Itália.

A primeira fase foi concluída em dezembro de 2018 e já permitiu a melhoria da qualidade da água produzida. Atualmente, a obra está na segunda etapa que já está 26% concluída. Nesta, a concessionária está realizando as seguintes intervenções: 

- Modernização de quatro unidades de filtração;
- Modernização dos floculadores e decantadores do Sistema Convencional;
- Modernização dos decantadores do Sistema Manto de Lodo;
- Implantação de um novo sistema de dosagem de polímero.
- Modernização do sistema elétrico da ETA.

Com relação à modernização dos quatro filtros restantes, já foi realizada a substituição de todo sistema de filtração permitindo a operação adequada e atendendo aos padrões de potabilidade, mesmo com aumento de vazão. Também foi realizada a substituição das válvulas, a impermeabilização da estrutura civis e a instalação de um sistema de lavagem a ar, o que permitirá a redução das perdas no processo de tratamento de água.

Nas obras de modernização dos floculadores já foi feita a substituição de toda a parte hidráulica dos equipamentos e está em fase de execução a instalação de novas lamelas no Sistema Manto de Lodo, para garantir a adequada operação da unidade de tratamento. 

A previsão é que até o final de julho, a segunda etapa da obra já esteja concluída. 

O objetivo da obra é aumentar a capacidade de tratamento da ETA, para garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município. “Ampliaremos a capacidade de tratamento da ETA II de 600 litros por segundo para 750 litros por segundo, ou seja, teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o gerente de operações da unidade, Cleber Salvi.

Terceira fase

Finalizada a segunda fase da obra, a concessionária dará início à terceira etapa, que consiste na implantação do sistema de geração e dosagem de hipoclorito e modernização e ampliação dos sistemas de dosagens de produtos utilizados no tratamento de água. 

Interrupções no abastecimento

Ao longo das intervenções podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK tem divulgado o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população tenha conhecimento e possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o gerente.  

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE