Notícias

BRK inicia implantação de adutora que vai melhorar abastecimento de 35 mil pessoas

17 de Abril de 2018

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, inicia nesta quarta-feira, dia 18 de abril, a obra de implantação de uma nova adutora de água tratada de grande porte na cidade. A intervenção vai melhorar o abastecimento de água na região do Picerno, onde vivem cerca de 35 mil pessoas. O investimento previsto é de R$ 3 milhões.

A concessionária obteve autorização da Justiça para o início das obras no último dia 12. A empresa aguardava desde agosto de 2017 a liberação pela Prefeitura, visto que o traçado da adutora passará por uma região de grande fluxo de veículos na cidade e serão necessárias interferências em conjunto.

A nova adutora terá 3,5 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota. Ela será de PVC, material mais resistente, na maior parte do traçado e de ferro fundido em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada.

Com isso, serão evitados rompimentos em decorrência da maior pressão da água. “A adutora atual é de 1985 e de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos. Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Sumaré.

Além disso, a idade e o material da adutora atual permitem a incrustação de partículas nas paredes internas que, em momentos de variação de volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada da água. “Tubulação nova e sem intermitências resolverão em definitivo o problema de coloração da água”. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água. “Com a adutora de diâmetro maior a capacidade de transporte de água passará de 80l/s para 130l/s.”

Traçado e etapas da obra

O traçado escolhido para implantação da nova adutora leva em conta o tráfego de veículos, bastante elevado na região central da cidade. “Vamos cruzar um trecho importante e movimentado da cidade, por isso buscamos um trajeto que cause o menor impacto possível ao trânsito”, ressalta Salvi.

A nova adutora passará pelas seguintes ruas da cidade: Emílio Leão Brambila (ETA I), Rua José Augusto Roxo Moreira, Rua Iside Michelucci Bianchi, Avenida Sete de Setembro, Rua Américo Menuzo, Rua Ângelo Ongaro, Avenida Rebouças, Avenida José Mancini, Rua Antônio Jorge Chebab, Rua Justino França, Rua Bandeirantes, Rua Joaquim Raposeiro, Praça Rotary Club, Rua Cézar Moranza, Avenida Soma, Avenida da Amizade e Rua Presidente José Linhares (CR Carlota).

Com previsão de duração de quatro meses, a obra será realizada em quatro etapas. São elas:

Etapa 1: Trecho entre a rua César Moranza e o Centro de Reservação Carlota, na rua Presidente José Linhares.

Fase 2: Trecho entre a ETA I (rua Emílio Leão Brambilla) até a rua Bandeirantes (Centro)

Fase 3: Trecho entre a rua Joaquim Raposeiro  e a rua César Moranza

Fase 4: Passagem Ferrovia e interligações

Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as interdições/interferências no trânsito e, assim, se programar ao ter que transitar por ruas e avenidas que serão impactadas”, esclarece o gerente. Além disso, os trechos considerados mais críticos serão realizados em dias e horários de menor fluxo de veículos, também para minimizar o impacto da obra.

Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE