Obra da Adutora do Picerno chega a última etapa da Fase 2
22 de Janeiro de 2019
A adutora será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota
A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, inicia nesta semana a última etapa da Fase 2 da obra de implantação da adutora do Picerno que será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota.
Nesta etapa, será realizada a instalação de 80 metros de tubulação na avenida Rebouças, no trecho entre a Avenida José Mancini e Rua Ângelo Ongaro. Por conta disso, haverá a interdição parcial da avenida Rebouças no período das obras que tem previsão de conclusão em até três semanas.
A obra da adutora do Picerno foi dividida em quatro fases. Em agosto de 2018, foi concluída a Fase 1, trecho entre a rua César Moranza e o Centro de Reservação Carlota, na rua Presidente José Linhares. A Fase 3, que teve início em outubro de 2018, já ocorreu entre as ruas Joaquim Raposeiro, Praça Rotary Club e Rua Cézar Moranza. O trecho de travessia sobre o Ribeirão Quilombo também já foi concluído.
No total, a nova adutora terá 3,5 quilômetros de extensão e será de PVC, material mais resistente, na maior parte do traçado e de ferro fundido em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. Com isso, serão evitados rompimentos em decorrência da maior pressão da água. “A adutora atual é de 1985 e de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos. Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da BRK Sumaré.
Além disso, a idade e o material da adutora atual permitem a incrustação de partículas nas paredes internas que, em momentos de variação de vazão e pressão da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada da água. “Tubulação nova e sem intermitências resolverão em definitivo o problema de coloração da água”, acrescenta Cleber. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água. Com a adutora de diâmetro maior a capacidade de transporte de água passará de 80 litros por segundo para 130 litros por segundo.
Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.