Notícias

Obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II em Sumaré tem avanço de 65%

30 de Agosto de 2019

A obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, no Parque Itália, em Sumaré tem avanço de 65%. Realizada pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento da cidade, a segunda fase da intervenção já tem avanço de 95%.  A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2020. O investimento da concessionária é de R$ 18 milhões. 

O objetivo principal da obra é aumentar a capacidade de tratamento da ETA, ação que já foi possível com as etapas já realizadas na estação e também na Captação de água bruta do rio Atibaia, a última delas no final do mês de julho. “Com a obra vamos garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município ao ampliarmos a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s. Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o gerente de operações da unidade, Cleber Salvi. 

Fase atual
Nesta segunda etapa da obra, a concessionária está realizando as seguintes intervenções: 
- Modernização de quatro unidades de filtração;
- Modernização dos floculadores e decantadores do Sistema Convencional;
- Modernização dos decantadores do Sistema Manto de Lodo;
- Implantação de um novo sistema de dosagem de polímero;
- Modernização do sistema elétrico da ETA.

“Já concluímos a instalação das novas lamelas e toda a reforma dos decantadores do Sistema Manto de Lodo, para garantir a adequada operação da unidade de tratamento”, destaca o gerente de obras da BRK Ambiental em Sumaré, Heitor Mendonça. 

Além disso, foram implantadas novas tubulações de drenagem para os decantadores, o que possibilitará um aumento na eficiência operacional e produtividade dos equipamentos. Também foi finalizada a reforma da estrutura civil das galerias de tubulações dos filtros, responsáveis por todas as manobras de operação que permitem que os filtros desempenhem a sua função adequadamente.

“Também serão finalizadas nesta etapa da obra a nova sala de sopradores e a instalação dos sopradores de ar, que possibilitarão a lavagem dos filtros da ETA com o auxílio de ar soprado, o que permitirá a redução das perdas no processo de tratamento de água”, explica Mendonça.  

A previsão é que segunda etapa da obra seja concluída até o final do mês de setembro. A primeira fase foi concluída em dezembro de 2018 e já permitiu a melhoria da qualidade da água produzida. 
 
Terceira fase
A terceira e última fase da obra tem início previsto para o mês de outubro e consiste na implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e modernização e ampliação dos sistemas de dosagens de produtos utilizados no tratamento de água. Além também da execução das novas instalações elétricas e de automação da estação de tratamento de água. Toda as instalações elétricas da ETA II serão substituídas por novas, mais modernas e de maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional. “Além disso, a estação irá contar com um sistema de automação dos equipamentos, o que hoje não existe e isso trará um ganho em eficiência e confiabilidade do sistema”, explica Mendonça.

Interrupções no abastecimento
Ao longo das intervenções podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK tem divulgado o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população tenha conhecimento e possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o gerente.  
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE