Notícias

Obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré, tem avanço de 73% 

09 de Março de 2020

Realizada pela BRK Ambiental,  intervenção vai beneficiar 190 mil pessoas; terceira e última etapa da obra  está em andamento 

A obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré, tem avanço de 73%. Realizada pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, intervenção vai ampliar a disponibilidade de água para 190 mil moradores.  Com investimento total de R$ 18 milhões por parte da concessionária, o objetivo principal da obra é aumentar a capacidade de tratamento de água da estação, que fica no Parque Itália.  

“As intervenções na ETA II ocorrem em paralelo com as realizadas na Captação do rio Atibaia tendo em vista que a água captada no rio segue para essa estação para tratamento e posterior distribuição para a população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré. “Não faria sentido fazer uma dessas obras somente e, por isso, realizamos as duas”.

Atualmente, a concessionária executa a terceira fase da obra que já tem avanço de 23%. Esta última etapa da obra, consiste na implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito, que está na fase final e a previsão é que comece a operar em abril, e na modernização e ampliação dos demais sistemas de dosagens de produtos utilizados no tratamento de água, que tem previsão de início para maio. 

A terceira fase também contempla a execução das novas instalações elétricas e de automação da estação de tratamento de água, que já estão 50% concluídas. 

Toda as instalações elétricas da ETA II serão substituídas por novas, mais modernas e de maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional. “Além disso, a estação irá contar com um sistema de automação dos equipamentos, o que hoje não existe e isso trará um ganho em eficiência e confiabilidade do sistema”, explica Mangabeira.

A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre deste ano.

Fases 1 e 2
A concessionária já concluiu a fase 1 que corresponde às ampliações e melhorias no canal de entrada de água bruta, em parte dos filtros e interligação dos reservatórios e a fase 2, que envolve os serviços no restante dos filtros e nos decantadores do sistema manto de lodo.

Com as etapas já realizadas nas duas frentes (Captação e Estação de Tratamento) já foi possível ampliar a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s.  “Vamos garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município.  Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o diretor. 

Interrupções no abastecimento
Ao longo das intervenções na estação podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK tem divulgado o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população tenha conhecimento e possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o diretor.   

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE