Notícias

Obra de construção da adutora Bandeirantes-Calegari tem avanço de 97%, em Sumaré

16 de Outubro de 2020

Intervenção realizada pela BRK Ambiental vai aumentar a disponibilidade de água para as regiões de Área Cura e Nova Veneza, beneficiando 82 mil moradores

A obra de construção da adutora de água tratada Bandeirantes-Calegari, em Sumaré, tem avanço de 97%. De responsabilidade da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, a nova tubulação vai beneficiar 82 mil moradores de 31 bairros das regiões de Área Cura e Nova Veneza. O investimento da concessionária é de R$ 2,6 milhões. 

Com dois quilômetros de extensão e 300 milímetros de diâmetro, a adutora será de PVC Defofo e responsável por levar água tratada da Estação de Bombeamento Aclimação, no Jardim Aclimação, até o reservatório Calegari, no Jardim Calegari. “O objetivo é melhorar o nível de armazenamento do reservatório Calegari e, com isso, aumentar a disponibilidade de água para moradores de 31 bairros”, explica Heitor Mendonça, gerente de engenharia da BRK Ambiental de Sumaré.

A concessionária já concluiu a instalação dos dois quilômetros de adutora e executará a última etapa da obra que consiste em realizar duas interligações da adutora. A primeira ocorreu no dia 20 de setembro, e a segunda está marcada para este domingo, dia 18, no trecho da Avenida Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhoa Cinta. 

Atualmente, o reservatório Calegari recebe água da estação de bombeamento Aclimação por meio de duas adutoras: uma com 250mm de diâmetro e outra com 300mm de diâmetro. No entanto, a rede 300mm não percorre todo o trecho, indo até a esquina das ruas Eng. Jaime Pinheiro Ulhoa Cintra e Marcos Dutra Pereira, onde ela interliga-se com a rede 250mm. A partir deste ponto, segue apenas a rede de 250mm até o reservatório Calegari.

“A adutora Bandeirantes-Calegari dará continuidade à rede de 300mm do ponto onde hoje ela termina até o reservatório Calegari. Isso proporcionará a criação de uma rede de abastecimento dedicada ao reservatório Calegari. O sistema de abastecimento ficará mais flexível, haverá ganho de vazão, melhora do nível de reservação e, consequentemente, aumento da disponibilidade de água para a população”, ressalta o gerente.

Obra complementar
A BRK executa, de forma complementar, a implantação de uma nova rede de água sob a rodovia Anhanguera. Com investimento de R$ 1milhão, 75 metros de redes de 500 milímetros de diâmetro foram instalados.  A rede é em aço, material mais resistente a rupturas e que apresenta necessidade de manutenções menos frequentes. 

O trecho instalado sob a rodovia faz parte da rede responsável por levar água tratada do Centro de Reservação San Martin até a Estação de Bombeamento de Água Aclimação. 

“Neste domingo, dia 18, com o objetivo de otimizar a parada no abastecimento, executaremos também a interligação da rede existente à nova rede que foi implementada no local, com o objetivo de otimizar as paradas”, explica Mendonça.

Oscilações no abastecimento
Por conta da interligação que ocorrerá neste domingo, dia 18, parte dos bairros da região da Área Cura pode ter oscilações no abastecimento ao longo do dia. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na madrugada de segunda-feira, dia 19.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operária, Jardim Callegari, Jardim Danubio Azul, Jardim Denadai, Jardim Maracanã, Jardim Nova Esperança I, Jardim Nova Esperança II, Jardim Santiago, Jardim São Francisco, Parque das Nações, Parque Santo Antônio, Residencial Ipiranga, Residencial Itália, Residencial Santa Joana, Vila Sol Nascente, Viva Vista, Jardim Dulce e Jardim Manchester.

A concessionária informa que, quando for executar a segunda interligação, avisará aos moradores com antecedência.

Traçado
A obra da nova adutora teve início na rua Marcos Dutra Pereira, esquina com rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra, seguiu pela rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra, depois por um trecho da rua Raimunda Maria Cipriano, rua José Alves Nobre, rua Antônio Carlos Santos, rua Filomena Gonçalves Souza e voltou para a rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio dos seguintes canais: telefone 0800 771 0001 (a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia), site www.brkambiental.com.br/sumare e redes sociais da BRK Ambiental.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE