Tratamento de Esgoto
Quando o contrato de concessão da BRK Ambiental teve início, em 2015, Sumaré contava com 95% de esgoto coletado e volume de tratamento de apenas 14%. Com os investimentos realizados, esse número mais que dobrou e hoje cerca de 30% do esgoto gerado na cidade já recebe tratamento.
Uma conquista muito importante, que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças. Hoje, 95% da população é atendida com o serviço de coleta.
A meta para universalização do tratamento de esgoto, ou seja 100% de esgoto tratado, é para o ano de 2022.
Estações de Tratamento de Esgoto
A BRK Ambiental em Sumaré conta com 19 sistemas de tratamento de esgoto. A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto está em construção, e contará com a tecnologia holandesa Nereda, que vai aumentar a capacidade de tratamento de esgoto de 30% para 65%, beneficiando cerca de 115 mil moradores na cidade.
O uso da tecnologia Nereda apresenta muitas vantagens em relação aos tratamentos de esgoto convencionais. Ela necessita de uma área reduzida de implantação, tem baixo consumo de energia, reduz os odores e ainda aumenta a eficiência no processo de tratamento de esgoto.
Os tipos de tratamento que utilizamos hoje nas ETEs são:
- Lodo ativado
- Reator RAFA (Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente): processo biológico que tem a função de remover a carga orgânica presente no esgoto. São bactérias se alimentam da matéria orgânica presente no esgoto e fazem sua decomposição.
- FAS (Filtro Aerado Submerso)
- Filtro de areia
De acordo com o grau de tratamento exigido pelo corpo receptor, pode-se optar por um dentre os diversos processos de tratamento existentes. Os processos que mais utilizamos são chamados Sistemas Biológicos. Esses processos contam com três fases:
► Tratamento Preliminar
Fase de preparação para o tratamento. Aqui, são removidos sólidos grosseiros, sólidos flutuantes, óleos e graxas e areia.
Nessa etapa, o esgoto pode passar por algumas estruturas:
- Grades, crivos, peneiras ou desintegradores, para remover os sólidos grosseiros.
- Caixa de areia, para remoção de areia.
- Caixa de gordura, para remoção de óleos e graxas.
► Tratamento Primário
Fase do tratamento em que os sólidos em suspensão são parcialmente removidos. Após receber o tratamento adequado, a carga poluente é reduzida em 30 a 40%.
Fazem parte desse tipo de tratamento:
- Decantadores primários, com ou sem adição de floculantes, que removem os sólidos em suspensão.
- Digestores, que fazem o tratamento de lodo removido.
- Secagem de lodo.
► Tratamento Secundário
Fase do tratamento em que, por meio da ação de microrganismos, é feita a estabilização parcial da matéria orgânica contida no efluente que saiu da etapa anterior, o tratamento primário. Nesse tipo de tratamento, a remoção da carga poluente do esgoto chega a até 98%.
Os processos mais adotados são:
- Anaeróbios: Lagoas anaeróbicas, Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendentes (UASB).
- Aeróbio: Filtração biológica, Lodos ativados, Lagoas aeróbias ou facultativas e Filtro Aeróbio Submerso (FAS).
