Lagoa da Confusão

Escolher outra cidade
Notícias

História de moradora de Natividade (TO) é tema de minidocumentário da BRK que mostra os benefícios do saneamento

Série de vídeos produzidos em ocasião dos dois anos da companhia apresenta pessoas que tiveram suas rotinas transformadas pelo acesso ao tratamento de água e de esgoto

Em comemoração aos dois anos de atuação no Tocantins, completados em 25 de abril, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma série de minidocumentários que mostra o poder de transformação do saneamento básico. Dona Naninha, famosa pelos biscoitos Amor Perfeito de Natividade (TO), é uma das protagonistas da série.

A série conta com vídeos que mostram como o acesso ao tratamento de água e esgoto ajuda a reescrever a história de pessoas Brasil afora. Com base em questões relacionadas à saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente e esporte, os filmes relatam as histórias de moradores das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Dona Naninha e o marido, que mudaram de vida após a chegada do tratamento de água em Natividade, no Tocantins

A história de Dona Naninha, que iniciou um negócio familiar de produção dos famosos biscoitos Amor Perfeito em Natividade (TO) e hoje é reconhecida nacionalmente, mostra como o saneamento pode ajudar a transformar a vida de todos. A cidade de Natividade não contava com o serviço de tratamento e distribuição de água antes da chegada da inciativa privada, em 2012, e hoje conta com índice de abastecimento de 99,99% como todas as outras 46 cidades atendidas pela BRK Ambiental no Tocantins. 

“Atualmente, 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao tratamento de esgoto e 35 milhões não recebem água tratada, o que ocasiona problemas graves de saúde na população, além de prejudicar diversos outros aspectos socioeconômicos. A história de Dona Naninha nos estimula a continuar levando saneamento básico para quem não tem acesso a este serviço essencial”, diz Rodrigo Lacerda, diretor de Operação da BRK Ambiental no Tocantins e Pará.

Histórias de transformação

Os vídeos apresentam histórias marcantes, todas de pessoas que vivenciaram grandes mudanças após a chegada do saneamento básico. Conheça os outros personagens que representam a transformações promovidas pelo saneamento básico:

Dona Naninha – personagem que se tornou famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo na cidade de Natividade, no Tocantins. Quando o saneamento chegou à região, a vida dela e de sua família melhoraram significativamente, pois o acesso ao saneamento influenciou a qualidade da produção dos biscoitos, garantiu a ampliação de renda da família e ainda proporcionou uma ampliação das ofertas diretas e indiretas de empregos.

Francisco Aguiar – um dos encanadores da BRK Ambiental, responsável pelos serviços de ligação de água em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, no Maranhão. Com a chegada da empresa nessas cidades, tanto a vida de Francisco quanto da população ganhou uma nova história. Atualmente, são empregados 331 funcionários diretos e mais 400 indiretos.

Vilmar Ferreira da Silva - O córrego do sítio em que Vilmar trabalha, em Macaé, no Rio de Janeiro, sempre foi muito bem cuidado por ele, mas estava sendo ameaçado por vizinhos que despejavam esgoto ali. Pesquisadores da UFRJ previam que, se nada mudasse, em 90 anos a lagoa local se tornaria um brejo. Com a chegada da BRK Ambiental na cidade, os danos ambientais foram contidos e a qualidade de vida foi garantida.

Ercilene Feller – Enfermeira do município de Xinguara, no Pará, acompanhou ao longo dos últimos anos as transformações proporcionadas pelo saneamento básico no município. Como agente de saúde, ela viu muitas famílias sofrerem com dengue, zika e chikungunya, pois os moradores da região armazenavam água em galões-reservatórios, por não contar com nenhuma rede de abastecimento de água. Após a chegada da BRK Ambiental, mais de 18 mil pessoas têm acesso à água tratada, o que permitiu salvar muitas vidas.

Rosa Malena - funcionária da BRK Ambiental há mais de 20 anos em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Para ela, trabalhar com saneamento é inspirador, pois ela acompanhou os trabalhos na região desde o início e todos os benefícios gerados. Antes da chegada da iniciativa privada no município, somente 5% do esgoto era tratado. Hoje, este índice chega a 98%.

Além das narrativas marcantes, os vídeos também apresentam os avanços locais promovidos pela companhia. Por exemplo, em dois anos, o acesso a serviços de água em Paço do Lumiar (MA) cresceu de 40,9% para 54% e a meta é garantir a universalização até 2020. Já em Macaé (RJ), Serão investidos R$ 110 milhões nos próximos dois anos para ampliar a coleta de esgoto, beneficiando 40 mil pessoas. Em Natividade (TO), mais de R$ 22 milhões serão investidos nos próximos anos. até 2025, a BRK ambiental quer universalizar a oferta de água tratada para a população de Xinguara (PA).

Sobre a BRK Ambiental

A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE