São Sebastião do Tocantins

Escolher outra cidade
Notícias

Médico da BRK Ambiental dá dicas de como lavar as mãos e prevenir doenças

Com o coronavírus, lavar as mãos se tornou ainda mais importante para nos livrarmos de micro-organismos causadores de doenças. As mãos podem receber vírus, germes e bactérias de diversas maneiras. Eles podem ser transferidos de uma superfície para outra e, assim, chegar às nossas mãos, como nestas situações:

  • após usar o vaso sanitário;
  • ao apertar as mãos de uma pessoa infectada;
  • ao segurar em um corrimão;
  • manusear um celular não higienizado;
  • brincar com animais de estimação;
  • encostar em qualquer superfície contaminada.

Com isso, quando se higieniza as mãos, é possível eliminar esses micro-organismos nocivos e impedir que eles prejudiquem a sua saúde. Tanto soluções alcoolizadas (preferencialmente com concentração alcoólica de 70%) quanto água com sabão ou detergente são eficazes na eliminação.

O álcool gel ou o álcool líquido só devem ser uma opção quando água e sabão não estiverem disponíveis para lavar as mãos, já que eles não são adequados na remoção de outras sujeiras, visíveis e não visíveis. Quanto às formas do álcool em gel e líquido, ambas terão o mesmo efeito, sendo que o gel é mais fácil para aplicar na pele, além de ter uma textura mais agradável.

O médico da BRK Ambiental no Tocantins, Dr. Eduardo Godinho, explica que o processo de levar as mãos deve levar de 40 a 60 segundos. "É preciso molhar as mãos, fechar a torneira, aplicar quantidade suficiente de sabão na palma da mão e espalhar bem nas duas mãos. É preciso lavar toda a mão, inclusive entre os dedos, dorso, dobras e sob as unhas. Após enxaguar, é importante utilizar papel descartável para a secagem das mãos", explica o médico.

lavar-as-maos

É imprescindível lavar as mãos antes e depois de preparar e manusear alimentos, antes de comer, depois de cuidar de feridas, antes e depois de ter contato com pessoas infectadas ou doentes, antes e depois de usar o banheiro, antes de tocar nos olhos, boca e nariz. Também é importante lavar após tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Lavar as mãos é uma das maneiras mais baratas e eficazes de prevenir doenças. É um ato de amor-próprio e ao próximo, pois corta um importante canal de transmissão, não só do coronavírus, mas de muitos outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde.

Sem água tratada, a higienização das mãos fica comprometida, e a transmissão de diversas doenças se potencializa. O simples hábito de lavá-las com frequência com água limpa pode interromper a disseminação de micro-organismos nocivos à nossa saúde. Por isso as equipes da BRK Ambiental continuam trabalhando para garantir água tratada nos 47 municípios em que opera no Tocantins.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE