Notícias

BRK Ambiental reforça a importância do uso de barreiras e equipamentos de proteção durante a execução de serviços

19 de maio de 2021

ObraBRK

Em apoio ao Movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, realiza intervenções, serviços e obras priorizando sempre a segurança das pessoas.

Para tanto, as equipes da concessionária que realizam esses serviços, fazem o uso de diferentes tipos de barreiras de proteção, controle e suporte. Todas de acordo com o nível de exposição de cada intervenção.

Para definição dos tipos de barreiras e sinalizações, as equipes da concessionária avaliam o nível de risco de cada intervenção antes de iniciar uma obra ou serviço, com o objetivo de eliminar os fatores de risco independentemente da situação.

São utilizados equipamentos e ferramentas como guarda corpo, cinto para restrição de movimento, isolamento elétrico, cercas para a área de trabalho e barreiras de concreto, para proteger os funcionários e a população em caso de um incidente. Como equipamentos de proteção individual, os funcionários da concessionária utilizam também fitas de proteção à área de trabalho, placas de sinalização e cones de trânsito.

Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostram que o número de acidentes de trânsito em rodovias federais voltaram a crescer, após cinco anos em queda. Em 2020 foram 595 acidentes nas BRs que cortam o Tocantins, um aumento significativo comparado ao ano de 2019, onde 519 ocorrências foram registradas.

Para Dalton Bracarense, responsável pelos serviços da BRK Ambiental em Palmas, o objetivo do uso de barreiras e equipamentos de proteção durante as atividades executadas pela BRK Ambiental é diminuir a probabilidade de incidentes e acidentes de trânsito.

“Os nossos funcionários são treinados regularmente sobre a importância dos equipamentos de proteção coletivos e individuais. As barreiras são essenciais na prevenção de acidentes de trânsito. Antes de qualquer trabalho feito pela BRK Ambiental, seja no reparo de um vazamento ou em uma obra em ruas e avenidas, as equipes realizam planejamentos e análises de riscos, e através desse trabalho os locais são demarcados para garantir a segurança dos trabalhadores, motoristas e pedestres”, explica Dalton.

Dentro dos princípios de gerenciamento de risco da concessionária, a utilização de barreiras de segurança, equipamentos de proteção e sinalizações em todas as atividades praticadas, reforça o valor da empresa de atuar com segurança e integridade. Esses elementos norteiam o trabalho de todos os profissionais da BRK Ambiental.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE