Trabalho da BRK evita que 211 milhões de litros de esgoto sejam despejados no córrego Santa Gertrudes e ribeirão Claro

Trabalho da BRK evita que 211 milhões de litros de esgoto sejam despejados no córrego Santa Gertrudes e ribeirão Claro

Notícias Mar 10, 2025

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, um total de 211,5 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados no córrego Santa Gertrudes e ribeirão Claro, em Santa Gertrudes. Desde 2013, quando o município universalizou o tratamento de esgoto sanitário, efluentes sem o devido tratamento deixaram de ser descartados nos rios da cidade por meio do trabalho realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

Em Santa Gertrudes, 100% do esgoto é coletado e tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Com esse trabalho, nos dois primeiros meses de 2025 foi possível evitar que aproximadamente 85 piscinas olímpicas de esgoto fossem despejadas no ribeirão Claro e no córrego Santa Gertrudes, contribuindo para a revitalização das bacias hidrográficas dos rios Corumbataí e Piracicaba.

O resultado obtido na cidade contrasta com a realidade nacional. De acordo com o "Esgotômetro", do Instituto Trata Brasil, por dia, 5.253 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza.

Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, quase 32 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 90 milhões não possuem coleta de esgoto. Além disso, apenas 56% de todo esgoto é coletado e 52,2% é tratado no país.

"O tratamento de esgoto universalizado em Santa Gertrudes é fruto dos investimentos realizados pela BRK. Essa conquista impacta diretamente o cotidiano da população, pois os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças ", explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.

A universalização do saneamento básico é essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades, reduzindo casos de doenças de veiculação hídrica, promovendo a valorização imobiliária e garantindo mais bem-estar à população. O compromisso da BRK com Santa Gertrudes permanece sólido, assegurando que toda a estrutura existente continue operando com eficiência e segurança.

"O saneamento é um dos pilares da saúde pública e da sustentabilidade. Seguimos trabalhando para garantir um sistema eficiente que traga benefícios reais para o meio ambiente e para os moradores de Santa Gertrudes", complementa Rodrigo.

Com a continuidade dos investimentos e da gestão responsável, a BRK reforça seu compromisso de manter Santa Gertrudes como referência em saneamento básico, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável.