Documentários

2 anos de BRK Ambiental: Histórias de Transformação

 

#2anosdeBRK: histórias marcantes de pessoas que vivenciaram grandes mudanças após a chegada do saneamento básico

 

Os impactos da chegada do saneamento a uma comunidade podem ser percebidos na vida de todos os moradores. Os ganhos econômicos e sociais passam por mais saúde, educação, empregabilidade e pela preservação do meio ambiente. É isso que a chegada de água tratada às torneiras de uma cidade e o acesso a uma rede de coleta e tratamento de esgoto consegue proporcionar: transformação de realidades.

Presente na vida de mais de 15 milhões de brasileiros, a BRK Ambiental completa dois anos de atuação no dia 25 de abril, levando água tratada e esgoto para 185 cidades do país. Conheça histórias de transformação que só foram possíveis com a chegada do saneamento básico.

 

Água, trabalho e dignidade

A oportunidade de trabalho oferecida para Francisco Aguiar foi transformadora. Hoje, ele trabalha com saneamento, fazendo serviços de ligação de água para os moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, no Maranhão.

Com a chegada do saneamento nessas cidades, tanto a vida de Francisco quanto a da população ganharam uma nova história.

 

 

Gotas de saúde

A enfermeira Ercilene acompanhou de perto histórias de transformação por meio do saneamento no município de Xinguara, no Pará. Como agente de saúde, ela viu muitas famílias sofrerem com doenças como dengue, zika e chikungunya.

Mas com a chegada do saneamento, as pessoas passaram a receber água tratada nas torneiras de casa e os índices de contaminação diminuíram na cidade.

 

 

Uma carreira dedicada ao saneamento

Rosa Malena é funcionária da BRK Ambiental e trabalha com saneamento há 35 anos. Para ela, esse trabalho é uma missão. Ao longo desses anos, ela acompanhou a chegada do saneamento à cidade e todas as transformações proporcionadas por ele. Sua trajetória começou no Administrativo, pessou pelo Operacional e, hoje, Malena comanda a área de Comunicação da unidade da BRK Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

Por meio de uma comunicação eficiente, ela conscientizou a população sobre os benefícios do saneamento e a preservação do meio ambiente para toda a comunidade.

 

 

A natureza e o saneamento

Após conviver por anos com um "pântano de esgoto" no sítio onde trabalha e reside em Macaé, no Rio de Janeiro, o Sr. Vilmar viu sua vida mudar com a chegada do tratamento de esgoto ao município. Agora, a nascente do Canal do Mulambo está recuperada, contribuindo para a preservação de um dos principais cartões postais da cidade: a Lagoa de Imboassica.

Conheça a história do Sr. Vilmar e veja como o saneamento pode beneficiar uma cidade inteira ao prevenir a degradação ambiental.

 

 

Água, o ingrediente para uma receita de sucesso

Dona Naninha é famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo na cidade de Natividade, no Tocantins. Mas sua vida não foi fácil. Mesmo ajudando o marido na roça, criou 15 filhos, cuidava da casa e ainda encontrava tempo para fazer seus biscoitos.

Quando o saneamento chegou à cidade, trazendo água de qualidade para a população, transformou a vida de Dona Naninha, da sua família e ajudou a produção de seus biscoitos a ficar ainda melhor.

 

 

titulo-determinacao-agua

A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, tem um personagem conhecido por toda a cidade: Daniel. Ele é ultramaratonista e vencedor do Campeonato de Ultrathriatlon, uma prova com distâncias três vezes maiores do que as do Iron Man.

Daniel escolheu o rio Itajai-Açu como local de seus treinos diários e isso só foi possível com o acesso ao saneamento, que transformou a qualidade da água do rio.

 

 

titulo-licoes-da-agua

Carla Duarte é professora em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul e durante anos ela viu seus alunos sofrerem com a falta de acesso à água e esgoto tratados.

Com a chegada do saneamento na cidade, as transformações foram muitas, especialmente no dia a dia dos estudantes do Complexo Escolar Elvira Ceratti.

 

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE