Tratamento de esgoto conquista melhorias em processo após modernização em estação de Rio Claro

Tratamento de esgoto conquista melhorias em processo após modernização em estação de Rio Claro

Notícias Jan 03, 2023

03 de Janeiro de 2023

BRK executou obras em uma das etapas da Estação de Tratamento de Esgoto Conduta garantindo mais segurança ao processo

Com o objetivo de promover automação e melhorias no processo da Estação de Tratamento de Esgoto Conduta, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Rio Claro, executou uma obra para substituir doze válvulas de recirculação de lodo dos decantadores da unidade. 

Durante o processo de tratamento de esgoto, a etapa inicial, chamada de preliminar, é responsável pela remoção dos resíduos sólidos e areia. Em seguida, o efluente é encaminhado para novos tanques, para os processos biológicos, onde há biomassa de lodo rica em microrganismos vivos que se alimentam da carga de poluentes, realizando a “limpeza” do esgoto para que seja possível devolvê-lo ao meio ambiente, especificamente ao Ribeirão Claro.

Para garantir a eficiência do efluente tratado, é necessário rígido controle da biomassa no processo. Após o efluente passar pelo tratamento, ele é encaminhado para um sistema de separação, conhecido como decantador. Nesta estrutura o lodo é separado do esgoto tratado, que após a desinfecção é devolvido ao Ribeirão. 

Parte deste lodo é reinserido no processo pelo recírculo e novamente ativado no tanque de aeração, enquanto o volume excedente é encaminhado ao sistema de desaguamento de lodo e destinado para aterros sanitários devidamente licenciados.  

“Com a melhoria, conseguimos ter maior controle de lodo com uma redução de cerca de 25% no volume gerado para destino ao aterro sanitário”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.

As antigas válvulas de recirculação de lodo foram substituídas por outras mais novas e modernas, com total automação, objetivando a melhor performance da estação.

“Com a instalação dos novos equipamentos, além de gerar modernização e automação do processo - o que permite a operação remota e maior autonomia para ajustes no processo - consequentemente há maior eficiência e segurança operacional”, complementa o gerente. 

Com essa intervenção, a unidade amplia sua capacidade em atendimento, acompanhando o contínuo crescimento do município.

ETE Conduta
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conduta, localizada no bairro Jardim Conduta, é responsável por receber o efluente de mais de 60 mil pessoas que residem em 39 bairros da cidade, além de indústrias e comércios.

Ela é a segunda maior estação em funcionamento no município e tem capacidade de tratar, em média, 161 litros de esgoto por segundo. 

As estações de tratamento de esgoto têm por finalidade remover os poluentes da água suja (o esgoto) utilizada pela população em cozinhas, banheiros e lavanderias e devolvê-la aos corpos hídricos (rios e córregos) limpa, tratada e em boas condições, conforme as exigências de legislação e dos órgãos ambientais. Os resultados dessa atividade proporcionam impactos diretos na saúde, na qualidade de vida e no equilíbrio ambiental. 

“Garantir os serviços de esgoto para a população se tornou ainda mais essencial nos dias de hoje. Nossas equipes estão diariamente em campo, de forma responsável, para garantir o funcionamento dos sistemas e o efetivo tratamento do esgoto. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas pelo saneamento”, destaca Leite.