Treinamento diário de trabalho discute questões de segurança na unidade de Palmas

Treinamento diário de trabalho discute questões de segurança na unidade de Palmas

Notícias Sep 04, 2018

18 de Outubro de 2017

A BRK Ambiental unidade de Palmas recebeu o novo responsável pela área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) do corporativo, Alexandre Piedemonte no Treinamento Diário de Trabalho (TDT) dessa terça feira (17). O treinamento reuniu todas as áreas da empresa e teve como foco a segurança do trabalho.

Em uma conversa com os presentes, Piedemonte ressaltou que o primeiro passo da nova gestão da QSSMA do corporativo é analisar a realidade de saneamento da BRK Ambiental como um todo e em conjunto com todos os integrantes, independente de área ou região, construir uma gestão que preza pela troca de informações entre unidades e corporativo, a fim de antecipar possíveis riscos e elimina-los.

Denis Lacerda, diretor presidente da unidade do Tocantins, complementou a fala do colega ressaltando a importância de que todos os integrantes sejam protagonistas nas discussões de segurança e mantenham seus líderes constantemente informados de situações que possam se tornar nocivas ao ambiente de trabalho “é fundamental que as fragilidades sejam apontadas para que sejam tratadas”, afirmou Lacerda.

Assuntos como excesso de velocidade nos veículos da empresa, acidentes de trânsito e fiscalização dos equipamentos de trabalho foram abordados pelos integrantes e esclarecidos pelos profissionais da área de segurança no local.

Comitês de segurança

Na reunião foi enfatizada a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em união com os comitês de segurança, em todos os seus níveis, como aparatos de segurança da empresa. Os comitês de segurança são compostos por grupos de diferentes áreas da empresa que se reúnem periodicamente para discutir as questões de segurança do trabalho na BRK Ambiental.

De acordo com José Mario Ribeiro do Espírito Santo, diretor de operações de Palmas, a não distinção de áreas e integrantes para composição desse comitê ajuda na construção de um ambiente colaborativo na empresa “a gente quer criar aqui uma unidade [comitês e CIPA] com um objetivo só: criar uma cultura de segurança na BRK Ambiental, um ambiente em que cada um se preocupe tanto consigo mesmo quanto com a segurança do colega”.