20 de fevereiro de 2019
Em 2018, a unidade Pernambuco apresentou 22 casos de acidentes de trabalho (com ou sem afastamento), uma redução de 44%, se comparado com 2017, quando esse número foi de 33 ocorrências. Esse resultado reforça um dos valores incorporados pela BRK Ambiental na sua cultura organizacional, que é justamente “Atuar com Segurança”, e traduz o esforço contínuo das ações e campanhas preventivas realizadas pela área de Segurança do Trabalho, com o apoio de todas as áreas, ao longo do ano, como as Caminhadas e Inspeções de Segurança e os 18 Procedimentos.
Os líderes e técnicos das áreas operacionais e de obras realizam as Caminhadas e Inspeções de Segurança com o principal objetivo de difundir o conceito de comportamento seguro como um valor e obrigação de todos, além da possibilidade de identificação e correção de situações que possam trazer riscos para os funcionários. O gerente da área Comercial, Edson Bortolozzo, foi um dos líderes que mais realizou Caminhadas de Segurança ao longo de 2018, superando sua meta pessoal e atingindo a marca de 132% de atendimento. “A iniciativa é importante porque busca estimular a percepção de riscos e evidenciar o envolvimento da liderança com o processo de melhoria e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro. Também é uma ótima oportunidade para conhecermos os funcionários e suas atividades, pois eles colocam a sua visão sob os potenciais riscos, e muitas vezes, apresentam alternativas para a solução ou mitigação destes”, comenta.

A unidade Pernambuco também foi referência na realização de treinamentos e capacitação das equipes. Só no ano passado, foram ministrados cerca de 1.500 horas de treinamentos na RMR, garantindo para a unidade o primeiro lugar dentre todas da BRK pelo Brasil. “Outro destaque que conquistamos foi o de menor índice dentre todas as unidades da BRK que tiveram acidentes com afastamento em 2018. Terminamos o ano com a taxa de 1,1, menor que a meta de 1,76”, fala o gerente responsável pela área na RMR, Ricardo Marinho. A participação de todos os funcionários é fundamental para que, em 2019, esses números possam ser ainda melhores e que a segurança seja, de fato, um valor individual para cada um e prioridade para toda a empresa.
Cartão de Reconhecimento
Outra ferramenta de Segurança criada na unidade foi o Cartão de Reconhecimento. A ferramenta consiste numa sistemática de reconhecimento de boas práticas nas bases da Região Metropolitana do Recife. Com foco na Segurança, é uma ação de reconhecimento público pelas boas iniciativas e resultados alcançados pelos funcionários, e visa à melhoria contínua na execução das atividades. Todos os líderes podem fazer uso do cartão, que está acessível nas bases com os comunicadores. “O Cartão de Reconhecimento é uma ótima oportunidade para o líder incentivar seu time na busca por boas práticas e soluções criativas, tanto para a resolução de problemas quanto para a otimização dos processos”, comenta uma das coordenadoras do setor Comercial e que faz uso da ferramenta de reconhecimento junto às equipes, Fabiana Locatelli.
