Abastecimento de Água

 

Desde 2011, uma série de investimentos e melhorias operacionais mudaram o cenário do tratamento da água em Uruguaiana. Entre as ações, foram feitas a ampliação e substituição de redes de água, acréscimo de 27% no parque de hidrantes, implantação do Laboratório Móvel - unidade volante que analisa na hora a qualidade da água em 100 pontos da cidade -, garantido, assim, uma melhoria da qualidade de vida para as pessoas da cidade.

Hoje, Uruguaiana garante o fornecimento de água para 100% das casas do município. Quando a BRK Ambiental assumiu os serviços em 2011, apenas 87% da população tinha acesso ao abastecimento. Ou seja, quase 12 mil pessoas não contavam com o serviço regularmente. 

Entre os destaques da BRK em Uruguaiana está o Programa de Redução e Controle de Perdas de Água. As equipes trabalham diariamente para combater as perdas, vazamentos e fraudes no sistema de distribuição.

 

Infraestrutura

Para atender a uma população próxima de 125 mil habitantes, operamos uma Estação de Tratamento de Água, localizada no centro da cidade, com capacidade para produzir mais de 1350 m³ por hora. Além de toda a área urbana, também atendemos os distritos de Barragem Sanchuri e São Marcos.

 

3 Estações de Tratamento de Água

  • 1 em Uruguaiana
  • 1 no distrito de Barragem Sanchuri
  • 1 no distrito de São Marcos

Capacidade de tratamento de 1350 m³ por hora

 

Estação de Tratamento de Água da BRK Ambiental em Uruguaiana - RS

 

Captação

A BRK Ambiental em Uruguaiana é abastecida pelo Rio Uruguai, cartão postal da cidade, que marca a fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai.

Depois de ser captada no Rio Uruguai, no bairro Mascarenhas de Moraes, a água é encaminhada por meio de bombas para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Lá, ela passa por uma série de processos até se tornar potável e depois é entregue com qualidade aos moradores.

 

Tratamento

Controlamos a qualidade da água em todo sistema de abastecimento, desde os mananciais até a chegada no cavalete das casas, coletando amostras e realizando análises frequentemente. Para isso, contamos com laboratório móvel equipado e equipe treinada.

Conheça as etapas de tratamento da água:

infografico_circuito-da-agua

1 Adução
 Leva a água do ponto de captação até a Estação de Tratamento.

2 Floculação
Aplicação de produtos químicos (coagulantes) à água bruta. Junto às impurezas da água, forma-se um precipitado gelatinoso e floculoso, que permite uma rápida sedimentação.

3 Decantação
Processo que permite a remoção dos flocos maiores pela ação da gravidade.

4 Filtração
Possibilita a completa remoção dos flocos após a passagem da água decantada por camadas de seixos e areia.

5 Desinfecção 
A adição de cloro na água assegura a desinfecção através da eliminação dos micro-organismos patógenos.

6 Reservação
Consiste no conjunto de reservatórios que possibilitam manter a uniformidade no abastecimento.

Para tratar um litro de água, são necessárias cerca de três horas. Nesse processo, a cada trinta minutos as equipes realizam análises de cada uma das etapas do tratamento. Dessa forma garante-se a qualidade de acordo com as normas exigidas pelo Ministério da Saúde.

Após o tratamento, a água é armazenada em doze reservatórios distribuídos entre a zona urbana de Uruguaiana e nos distritos de São Marcos e Barragem Sanchuri.

 

Distribuição

Após passar pelo processo de captação e tratamento, a água é distribuída via gravidade pelo sistema de PVC (cloreto de polivinila). Nosso sistema de distribuição possui aproximadamente 317 quilômetros de rede.  

A distribuição de água é acompanhada por equipes volantes e também online 24 horas por dia, através do Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na Estação de Tratamento de Água. No complexo, as equipes acompanham minuto a minuto a movimentação de todas as etapas dos sistemas de água e esgoto.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE