Notícias

Ações de consciência ambiental da BRK mobilizam mais de 400 alunos em Uruguaiana

Semana do Meio Ambiente foi marcada por atividades da concessionária em escolas da cidade 


30 de junho de 2022 – Uruguaiana 

Mais de 400 alunos participaram de ações de conscientização ambiental, no mês em que se comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente em Uruguaiana. A BRK, responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, realizou uma extensa programação com palestras educativas, rodas de conversa sobre meio ambiente e atividades lúdicas. 

img1

Para Icaro Dugaich, gerente de operações da BRK, a programação com a comunidade reforça o compromisso da empresa em levar o saneamento para muito além do básico. “Conscientizar e sensibilizar estudantes, educadores e a comunidade para a responsabilidade individual de preservar o meio ambiente para que nunca falte para as gerações futuras. Esse tem sido o foco das nossas ações socioambientais nas regiões onde atuamos, pois entendemos que o nosso papel vai além da oferta dos serviços de fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto", destaca Icaro. 

“Para a BRK, a preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e, por isso, destacamos não só a importância da participação ativa nessas ações voltadas às questões ambientais, mas também a relação dos serviços de saneamento com a preservação do meio ambiente”, complementa Anderson Cruz, assistente social da equipe de Responsabilidade Socioambiental. 

Programação

O primeiro semestre de 2022 foi marcado pelo retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal, estadual e privada, em Uruguaiana. Em paralelo, a equipe de Responsabilidade Socioambiental da BRK também retomou suas atividades com os alunos de diferentes níveis de ensino das escolas. 

Entre os dias 1 e 11 de junho, foram realizadas uma série de atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente; a data é celebrada em 5 de junho. Foram realizadas visitas em sete escolas, com alunos desde o jardim de infância até o ensino médio, divididas em 47 turmas totalizando 420 alunos. 

Nas palestras, a equipe repassa para os participantes, informações sobre o saneamento básico, e como funciona o tratamento de água e o de esgoto. É um momento de muita informação, e aberto para as dúvidas dos alunos sobre os processos e benefícios do saneamento. Na Hora do Conto, a atividade é mais lúdica e didática, com foco nas crianças do jardim de infância ou das séries iniciais. Temas como o ciclo da água, meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais são apresentados. 

img2

“Ao final das atividades, os jogos são uma forma complementar dos alunos mostrarem tudo que aprenderam sobre saneamento”, comenta Anderson. Nos jogos, os alunos participam e respondem perguntas relacionadas as palestras, o que é muito importante, justamente por incentivar ainda mais a participação dos estudantes, unindo diversão com informação e consciência ambiental. 

Semana do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo é chamar a atenção de todos sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Contato com a BRK 

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial em lojas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br. 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE