Notícias

BRK reforça hábitos de consumo consciente durante período de estiagem

07 de janeiro de 2022

 

O serviço de abastecimento de água potável permanece operando normalmente, porém, a forte queda no nível do Rio Uruguai demanda atenção e exige cuidados por parte dos Clientes

Na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar louças e roupas você pensa na quantidade de água consumida para essas atividades? Sabe avaliar se é um consumo adequado ou se está gerando desperdícios? Se você ainda não pensou sobre essas questões, o atual período de estiagem vivenciado em todo Rio Grande do Sul reforça a necessidade de se preocupar com esses temas.  

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Uruguaiana, informa que apesar da abrupta redução do nível e da vazão do Rio Uruguai, o abastecimento do município segue normalizado. A escassez de chuva, no entanto, chama a atenção e exige cuidados quanto ao consumo de água.

“A forte redução do nível de água bruta no Rio Uruguai nos exigiu várias ações extraordinárias para manter o funcionamento regular de todo o sistema. Uruguaiana não vive a necessidade de racionamento ou manobras no sistema, contudo, o momento é de muita atenção e é de extrema importância que os uruguaianenses se mantenham atentos em relação aos hábitos de consumo de água”, explica Icaro Dugaich, Gerente de Operações da BRK em Uruguaiana.
  

MicrosoftTeams-image (4)

Monitoramos diariamente a evolução do Rio Uruguai e já vínhamos adotando ações preventivas desde o final de novembro de 2021. Pelos dados históricos disponíveis, chegamos agora ao nível de água mais baixo desde o mês de novembro de 2014, possivelmente seja ainda o mais baixo dos últimos 10 anos, aparentemente”, complementa Icaro.

Buscando orientar a população sobre o consumo consciente de água neste período de estiagem, a BRK reforça alguns hábitos práticos para serem aplicados no dia a dia:

1) Cronometre o banho - Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.

2) Feche a torneira ao escovar os dentes - As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando a água.

3) Ensaboe todas as louças de uma só vez - Antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os outros itens.

4) Limite o uso da máquina de lavar - O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.

5) Reduza a frequência ou o tempo de lavagem do quintal - Antes de iniciar a lavagem do quintal, remova com a vassoura as folhas de árvores e o excesso de sujeira. Isso trará uma grande economia de água.

6) Reduza a frequência ou modo de lavagem do carro. Substitua a mangueira por um balde, que a economia de água é certa.  

7) Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação, fazendo com que se use mais água para completar o nível da piscina.

Caso você presencie situações de fraude ou desperdício no uso da água, denuncie através do Call Center 0800-771-0001.


Contato com a BRK 


Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O funcionamento da loja de atendimento ao cliente é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail: sacuruguaiana@brkambiental.com.br 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE