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Moradores que não estão conectados na rede de esgoto começam a receber notificações

17 de outubro de 2018

Campanha irá oferecer prazos para conexão na rede, após, haverá cobrança de Tarifa por Disponibilidade

Com o objetivo de incentivar os moradores a saírem dessa situação irregular, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto em Uruguaiana, lança uma campanha que prevê isenção de até cinco meses para o pagamento da tarifa de esgoto, desde que realizada a conexão do imóvel no sistema de esgoto sanitário dentro dos prazos previstos. A conexão na rede de esgoto é um dever legal de cada cidadão, conforme previsto na Lei 11.445/2007.

As notificações começam a ser entregues em 20 de outubro e serão destinadas somente para as 6 mil casas que possuem rede de esgoto disponível, mas continuam despejando os dejetos a céu aberto. O documento irá informar sobre os prazos para a isenção do pagamento da tarifa de esgoto. 

“Este regulamento é uma ferramenta para estimular as pessoas a cumprirem algo que, embora seja uma obrigação, irá trazer benefícios para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida. O saneamento é um assunto coletivo, sendo fundamental que cada um faça sua parte”, explica Herbert Dantas, diretor da BRK Ambiental.


Entenda o que é a Cobrança de Tarifa por Disponibilidade da Rede de Esgoto


Em julho deste ano foi aprovado pela AGERGS (Agência Reguladora Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), o regulamento que prevê a cobrança pela tarifa mesmo que o imóvel não esteja ligado à rede de esgoto. Para incentivar a conexão dos imóveis uma campanha estabelece prazos para que as pessoas possam adaptar as residências, antes de iniciar a cobrança pelos serviços, quando necessário.

Prazos para isenção temporária da tarifa

60 dias
Quem receber a notificação e realizar a conexão do imóvel na rede de esgoto em até 60 dias após o recebimento do aviso, só começará a pagar a tarifa de esgoto após cinco meses.

90 dias
Quem receber a notificação e realizar a conexão dentro do prazo de 60 a 90 dias após o recebimento do aviso, começa a pagar a tarifa após três meses.
Após fazer a conexão do imóvel na rede, para ter direito ao incentivo, o morador precisa informar a empresa.

Problemas internos no imóvel


Em caso de impedimentos técnicos internos no imóvel que dificultem a realização da conexão, o morador deve solicitar a Concessionária a prorrogação do prazo e poderá fazer a conexão em até 150 dias do recebimento do aviso, desde que comprovado o impedimento.

A partir desse prazo, caso ele não tenha se conectado e informado à concessionária, a cobrança começa a ser realizada automaticamente.

A Tarifa pela Disponibilidade do serviço é diferente da tarifa de esgoto. Por isso a campanha oferece prazos para que todos façam sua ligação e passem a pagar a tarifa de esgoto, que é mais em conta do que a tarifa de disponibilidade da rede de esgoto.

Mais detalhes sobre a campanha ou orientações técnicas devem ser obtidas direto no atendimento comercial, na Flores da Cunha, 1516, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Já a informação da Conexão ou solicitação de vistoria podem ser solicitadas também através do 0800-771-0001.

 

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