O contrato que concede à BRK a gestão dos serviços de água e esgoto na cidade de Uruguaiana foi iniciado em 2011 e tem validade de 30 anos. Desde então, a cidade passou por uma verdadeira transformação no saneamento básico: somos a cidade gaúcha que mais evoluiu nessa área nos últimos anos.
Nossa atuação engloba todas as etapas de captação, produção, tratamento e distribuição de água para os habitantes de Uruguaiana e também a coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários na cidade.
Quando o assunto é tratamento de esgoto, as evoluções foram ainda mais significativas. Em 2011, quando o contrato de concessão foi firmado, cerca de 9% dos uruguaianenses contavam com os serviços de tratamento de esgotos.
Ao longo desse período, R$ 168 milhões foram investidos pela BRK, 250 quilômetros de redes coletoras foram implantados, uma estação de tratamento de esgoto foi construída, bem como uma estação de tratamento de água. Mas, não pretendemos parar por aí: até 2021, a empresa prevê investir mais 65 milhões de reais para finalizar as instalações de coleta de esgoto para 300 residências que ainda não estão ligadas à rede da cidade.
Entre 2011 e 2019, Uruguaiana registrou redução de 96% na incidência de doenças de veiculação hídrica. Nesse período, o município registrou queda de 2.375 casos de diarreia para 109. Com a redução das doenças, estima-se que o município economize cerca de R$ 1 milhão por ano, o que pode ser investido em outras áreas prioritárias para a população.
Melhorias ambientais no Rio Uruguai, que antes da ampliação da coleta e tratamento do esgoto, recebia diretamente mais de 90% do esgoto gerado na cidade. Com a preservação do rio, há uma dinamização de atividades econômicas, como a pesqueira, que estava em declínio e voltou a ser fonte de renda para os pescadores de Uruguaiana.