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Saneamento muito além do básico em Uruguaiana há 11 anos

Município já se tornou referência nacional em índices de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto

25 de maio de 2022

Há 11 anos, Uruguaiana concedeu os Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, que, desde então, passaram a ser prestados pela BRK. Esse foi um passo que transformou a realidade dos uruguaianenses, com o avanço da implantação do sistema de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto para toda a população da cidade.

A Concessionária que assumiu a responsabilidade por esse trabalho, gerou nesse período um salto na prestação do serviço, uma parceria com o município que vai muito além do básico e trouxe grande volume de investimentos, geração de empregos diretos e indiretos e principalmente, uma nova forma de se relacionar e atender Clientes.

ETA AÉREA 4

No início das operações, Uruguaiana contava com menos de 90% de serviço de água potável e apenas 9% de sistema de esgotos disponíveis para a população. Essa era uma situação muito difícil para uma cidade como Uruguaiana em pleno ano de 2011. Hoje, o município de Uruguaiana se tornou referência nacional positiva com 100% de cobertura no abastecimento de água e 96% de cobertura de esgoto em pleno funcionamento, trazendo um grande salto na qualidade de vida das pessoas. Para marcar os avanços desse período, a BRK segue evoluindo com as atividades de melhorias nos sistemas de água e esgoto no município. 

“A universalização dos serviços de água e esgoto em Uruguaiana é um de nossos grandes compromissos na cidade e temos caminhado cada vez mais nessa direção. É importante e muito gratificante fazer com que o município continue como bom exemplo em relação aos avanços nos serviços de saneamento”, destaca Icaro Dugaich, Gerente de Operações da BRK em Uruguaiana. 

Atualmente, são 343 quilômetros de rede de água e 262 quilômetros de rede de esgoto em operação, atendendo mais de 125 mil habitantes na cidade. São mais de 8.500.000 de litros de esgoto tratados por dia. Desde o início do contrato já foram investidos mais de R$ 280.000.000 na modernização, ampliação e melhoria contínua da prestação dos serviços ao Cliente em Uruguaiana. 

E a Concessionária segue executando uma série de inciativas para levar o saneamento muito além do básico em Uruguaiana, como: a implantação de elevatórias; redes e ramais coletores de esgoto; a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; a setorização e macromedição do Programa de Redução de Perdas; e a modernização do Sistema de Captação de Água Bruta e Produção de Água Potável – ETA.  

Um dos destaques em 2022, sempre com o objetivo de melhorar a eficiência e dar mais capacidade ao sistema de Filtração da ETA, foi a reforma de todos os filtros, com a substituição da camada atual, que girava em torno de 60cm, por novos elementos filtrantes, incluindo antracito e elevando a 1 metro. Com isso, o sistema de filtração ficou mais robusto garantindo rendimento muito maior ao processo. Além de oferecer um apoio maior em casos de turbidez mais elevadas, advindas, principalmente em períodos de chuvas mais abundantes, assegurando também uma eliminação ainda mais eficaz de microrganismos. 

Filtros ETA 2


No avanço do sistema de esgotamento sanitário, a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Uruguaiana foi estruturada para atender plenamente a demanda de crescimento da cidade nas próximas décadas. Um investimento em tecnologia de ponta com um projeto robusto elaborado de acordo com as características locais, revolucionando o sistema de tratamento dos esgotos domésticos do município, com capacidade para tratar até 350 litros por segundo, de esgoto. 


O sistema moderno e automatizado realiza o tratamento em um tempo médio de até seis horas – uma redução significativa em comparação aos 35 dias necessários pelo sistema anterior. A nova e eficaz tecnologia, chamada “SBR” (Sequencing Batch Reactor) ou “Reator Sequencial em Batelada”, substituiu o antigo sistema de lagoas. Além de utilizar essa tecnologia em uma de suas etapas - os chamados canteiros de mineralização, inclusive, os maiores da América Latina, possuem a sua função no tratamento do lodo, oriundo do tratamento de esgoto. 


O processo é totalmente automatizado, e é comandado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo, assim, operação ininterrupta e monitoramento constante de cada fase (parâmetros de cada etapa, dosagens de químicos, operação de válvulas, bombas, etc).


Outro diferencial da unidade é a implantação de um sistema de desinfecção, com geração própria do produto utilizado, que promove a eliminação de microrganismos como coliformes, protozoários e vírus do efluente tratado. Assim, ele retorna para o rio com garantia de atendimento dos critérios da legislação vigente.

BRK Uruguaiana ROTARIA SBR-lagoa_canteiros mineraliz 1“A evolução e melhoria dos nossos sistemas oferece um serviço de excelência em qualidade para os nossos clientes. Pois, além do foco nos serviços, também temos o compromisso de atender cada vez melhor cada um dos nossos clientes em Uruguaiana”, comenta Icaro.


Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial em loja é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br  

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