Notícias

Semana da Água é marcada por ações da BRK em Uruguaiana

21 de março de 2022 

Palestras em escolas, uma corrida em homenagem ao Dia Mundial da Água e a entrega de relatórios anuais de qualidade da água marcaram a data no município 

A BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana, realizou diversas ações no município para celebrar a semana que é marcada pelo Dia Mundial da Água.

Palestras socioambientais nas escolas 


Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a BRK visitou os estudantes das escolas União, Uruguaiana, General Osório, Ernesto Dorneles, Dom Hermeto e Horto para uma palestra sobre o tratamento de água e consciência ambiental. 


Realizada entre os dias 17 e 25 de março, a ação tem como objetivo fazer o público conhecer todas as etapas do tratamento da água. “É muito gratificante poder explicar como funciona o dia a dia de uma Estação de Tratamento de Água para esse público tão interessado e engajado por um futuro mais sustentável”, explica Anderson Cruz, do setor de Responsabilidade Social da BRK em Uruguaiana. 


Além das visitas, na terça-feira 22, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, a empresa participa de um plantão na Praça do Barão com o Laboratório Móvel, veículo equipado com aparelhos que fazem análises em tempo real da qualidade da água.


“O Laboratório Móvel realiza testes em cem pontos da cidade todos os meses, como postos de saúde, igrejas, escolas e locais de maior concentração de pessoas. Essa é uma das ferramentas para garantia do controle da qualidade da água que chega na casa de todos os Clientes. São mais de 60.000 análises realizadas anualmente”, explica Icaro Dugaich, responsável pela Operação da BRK em Uruguaiana. 

  BRK - Palestras socioambientais em escolas
(Equipe de Responsabilidade Social realizando palestras nas escolas)

 BRK - Laboratório Móvel
(Laboratório Móvel é um veículo equipado para realizar análises in loco na casa dos clientes)

Entrega dos relatórios anuais de qualidade da água 


Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida em Uruguaiana, a BRK Ambiental elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante os últimos doze meses.


O documento começou a ser entregue nos últimos dias aos moradores e atesta que a água distribuída atende a todos os padrões necessários para o consumo humano sem qualquer risco. A tecnologia utilizada durante o tratamento controla automaticamente os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, desde a entrada na Estação de Tratamento até a distribuição em direção aos reservatórios.


A concessionária controla também, de forma criteriosa, a qualidade e a quantidade dos mananciais das cidades onde atua durante todo o ano. É um trabalho criterioso e que ocorre 24 horas por dia, visando proporcionar segurança e a qualidade do serviço.


O relatório com os dados de 2021 é distribuído em um folheto e é entregue junto com a fatura de água. “É muito importante que a população saiba exatamente as condições do produto que está chegando a sua residência e permaneça tranquila quanto à sua procedência”, afirma Icaro. 

 BRK - Relatórios de Qualidade da Água
(Relatórios de qualidade são entregues anualmente em Uruguaiana, São Marcos e Barragem Sanchuri) 

Corrida da ACORU do Dia Mundial da Água 


No domingo passado, 20/03, aconteceu a Rústica de Abertura da Temporada da Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU) em homenagem ao Dia Mundial da Água. A largada foi às 8h, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Parcão, com percursos com distância de 7,5km a 250 metros, dependendo da categoria. As premiações incluíram troféus e medalhas.  


Os participantes também ganharam camisetas alusivas ao evento, que deveria ter acontecido em 2020, mas devido a pandemia e as medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19, foi postergado para este ano. 

 BRK - Nova ETE
(Nova Estação de Tratamento de Esgoto da BRK em Uruguaiana)

“Para nós, março é um mês muito especial por causa do dia 22, o Dia Mundial da Água. Aproveitamos a data para compartilhar com nossos clientes e com a comunidade de Uruguaiana, todo cuidado e dedicação que temos com as etapas de Produção e Distribuição da Água Potável em todo o município, bem como a Coleta e Tratamento de toda a água descartada (esgoto sanitário) garantindo a qualidade do que retorna para o Rio Uruguai. Nosso compromisso é levar o saneamento para muito além do básico todos os dias, é o que colocamos em prática com todas as ações realizadas nessa semana. Afinal, para quem trabalha na BRK, todo dia é dia da água”, afirma Cleber Renato, Diretor da BRK Regional Sul em Uruguaiana, Caçador e Blumenau. 

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001.Com funcionamento reduzido na loja, devido a pandemia, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br  
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE