Verão aumenta risco de extravasamentos de esgoto: BRK alerta para impactos da água de chuva na rede

Verão aumenta risco de extravasamentos de esgoto: BRK alerta para impactos da água de chuva na rede

Notícias Feb 14, 2025

Os meses de verão são caracterizados por altas temperaturas e pancadas de chuva, condição que intensifica a sobrecarga na rede de esgoto e aumenta o risco de extravasamentos e retorno de esgoto para os imóveis. Em períodos de chuva intensa, a BRK registra aumentos nas solicitações relacionadas a esse tipo de ocorrência em cerca de 51% em Rio Claro e 10% em Santa Gertrudes.

Uma das principais causas desse problema são as ligações irregulares de água pluvial na rede coletora de esgoto. "O sistema de esgotamento sanitário é projetado para receber apenas os efluentes domésticos. Quando a água da chuva é direcionada para essa rede, o volume excede a capacidade de transporte, resultando em extravasamentos nos poços de visita e até no retorno de esgoto para dentro das residências", explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.

A concessionária reforça que a água da chuva deve ser direcionada para redes de drenagem pluvial ou sistemas adequados de escoamento. “Além dos transtornos causados pelo mau uso da rede, essa prática pode comprometer a eficiência do tratamento de esgoto, prejudicando todo o sistema de saneamento”, destaca o gerente.
As ligações irregulares são proibidas por lei e podem gerar penalidades. O Decreto Estadual 5.916/75, válido para todo o Estado de São Paulo, determina que a água pluvial não pode ser lançada na rede de esgoto. Para evitar esse problema, os imóveis devem ter sistemas independentes para esgoto e drenagem pluvial, garantindo o funcionamento adequado da infraestrutura urbana.

A BRK realiza ações preventivas para minimizar impactos no sistema, como fiscalizações, mas reforça a importância da conscientização da população sobre o tema.

Para dúvidas ou mais informações, os clientes podem acessar a Agência Virtual (www.minhabrk.com.br), entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, disponível 24h por dia, ou pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.