O vice-prefeito de Macaé-RJ, Fabiano Paschoal e diretores da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersan) do município, estiveram nesta semana, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, localizada na Linha Verde, no bairro da Glória, e na Estação Elevatória (EE) do bairro Sol Y Mar, operadas pela BRK. A visita teve foco em fiscalizar o funcionamento das unidades, buscando a melhoria contínua na prestação dos serviços de saneamento.
A comissão foi recebida pelo coordenador de Operações, Willian da Costa; e pelo gerente de Operações, Renato Miranda, que apresentou dados técnicos da operação do sistema, além de explicar os processos realizados nas unidades, desde a coleta do esgoto nos imóveis, passando pelas elevatórias responsáveis por bombear o material coletado até a Estação de Tratamento.
Na EE do Sol Y Mar, uma das maiores unidades de bombeamento do município, com capacidade de impulsionar 300 litros de esgoto por segundo, além do grande porte da estação, outra característica chamou a atenção do vice-prefeito: a quantidade de lixo descartado de forma incorreta pela população na rede exclusiva de esgotamento sanitário.
- Conhecer a prestação de serviços do município de Macaé é importante. Estou impressionado com o que estou vendo aqui, mas me surpreendeu muito a quantidade de resíduos que está sendo dispensada na rede pela população. Estamos aqui para fiscalizar para poder alcançar uma prestação de serviço cada vez melhor, mas é importante a parceria dos moradores zelando pelo pleno funcionamento dessa estrutura – relata dr. Fabiano.
A comitiva também visitou ETE Centro, responsável por receber o esgoto de 21 bairros de Macaé, com capacidade de tratar até 200 litros de esgoto por segundo, ou seja, em um único dia, ela tem o potencial de tratar mais de 17 milhões de litros de esgoto, o equivalente a cerca de sete piscinas olímpicas. Com tecnologia de nível terciário, encarregada pela significativa redução do fósforo e do nitrogênio, o tratamento possibilita que o efluente seja devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição, além de proporcionar a desinfecção do esgoto pelo sistema ultravioleta que permite a redução de agentes infecciosos presentes no efluente, sendo a prática mais segura ao controle de transmissão de doenças.
- O papel da agência é fiscalizar, controlar e sobretudo, harmonizar as relações entre o poder concedente, a concessionária e nós cidadãos. Então trabalhar a qualidade e efetividade dos serviços é a nossa função. O diálogo com a BRK tem sido cada vez melhor, sabemos que precisamos avançar muito, os investimentos precisam acontecer, mas sem dúvidas, todos estamos perseguindo a universalização do saneamento até 2033, que é o que prevê o Marco Legal – pontua Marco Túlio Benjamin, diretor-presidente da Agersan.
A estação faz parte do subsistema Centro, que conta atualmente, com 111 quilômetros de rede coletora, 21 quilômetros de linha de recalque (redes pressurizadas) e 81 estações elevatórias (centrais de bombeamento para impulsionar o esgoto onde não há gravidade suficiente).
- Encontros como este são sempre muito positivos para que possamos discutir soluções estratégicas para o avanço do saneamento em Macaé e contribuir para uma melhor prestação dos nossos serviços e desenvolvimento da cidade. Estamos cumprindo todas as nossas metas contratuais e abertos ao diálogo para entender melhor as necessidades da população, deixando um legado de desenvolvimento, impulsionamento da economia, geração de renda, saúde e mais dignidade para a população – conclui o gerente de Operações da BRK, Renato Miranda.
As unidades visitadas compõem o sistema com cerca de 242 quilômetros de extensão de rede coletora, 33 quilômetros de linha de recalque (tubulação pressurizada), 125 Estações Elevatórias e três Estações de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratar 280 litros por segundo.