02 de Junho de 2021
Com melhor resultado desde o início da concessão, índice de qualidade da água reflete os investimentos em obras e melhorias realizadas pela BRK Ambiental no município
Com investimentos realizados nos sistemas de captação, reservação e distribuição de água pela BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em Sumaré, o índice de qualidade da água da cidade atingiu o melhor resultado desde o início da concessão, em 2015. O valor alcançado para o índice em abril deste ano foi de 99,87%; um avanço de sete pontos percentuais quando comparado ao índice médio do primeiro ano da concessão. No comparativo entre os anos de 2021 e 2020, o avanço é de 2,56 pontos percentuais, já que em abril do ano passado o índice de qualidade da água foi de 97,31%.
Para realizar o cálculo do índice, a concessionária analisa diversos parâmetros como turbidez, pH, flúor, cloro livre e coliforme. Para isso, todos os parâmetros citados precisam estar dentro das faixas mais restritivas estabelecidas pela legislação, conforme a Portaria de Consolidação n. 05 – Anexo XX do Ministério da Saúde.
“A água distribuída em Sumaré passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município. Foram diversos os investimentos realizados, desde o início da concessão, para garantir a qualidade da água distribuída à toda população de Sumaré”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Dentre os investimentos mais recentes, destacam-se a substituição de cinco quilômetros de redes e adutoras; e a implantação, na captação de água bruta do rio Atibaia, de um sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que tem a função de realizar a pré-cloração da água até sua chegada na Estação de Tratamento de Água II, que fica no Parque Itália e é responsável por abastecer 70% do município. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, explica Rafaella.
“A cloração a partir da captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção. Assim, a ação do hipoclorito é mais efetiva, uma vez que conta com um tempo de contato maior, da Captação Atibaia até a ETA II. No processo, o hipoclorito é aplicado na água bruta captada já na saída do bombeamento, e neste percurso até a ETA II – cerca de 6 quilômetros –, existe o tempo de contato do produto dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção”, complementa a gerente.
Outra importante obra que contribuiu para a melhora da qualidade da água foi a instalação das sondas analíticas, que monitoram 24h por dia a qualidade da água no canal de entrada da captação de água bruta do rio Atibaia. Os parâmetros acompanhados são pH, Condutividade, Oxigênio Dissolvido e Turbidez e são monitorados pelo operador da unidade para adotar medidas, caso seja identificada alguma alteração na qualidade da água.
“A instalação desses equipamentos na captação é de extrema importância, pois garante um monitoramento contínuo da qualidade da água do rio. Isso possibilita que a concessionária adote ações mais rápidas, caso seja identificada qualquer alteração na qualidade da água bruta, o que interfere também na produção, uma vez que, ao identificar a situação previamente, as ações são tomadas e minimizam qualquer impacto no abastecimento à população”, complementa Rafaella.
Além disso, a concessionária executa a obra de ampliação e modernização da ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália. Três das quatro fases da obra já foram concluídas. Até o momento, foram realizadas ampliações e melhorias no canal de entrada de água bruta, nos filtros e decantadores, a interligação de reservatórios, a implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e a execução de novas instalações elétricas e de automação.
Na última etapa da obra, serão modernizados os sistemas de dosagem de produtos químicos de toda a estação. A concessionária promove também a recuperação e a melhoria das estruturas civis e a reforma das tubulações externas, bem como do sistema de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário interno da estação.
“Todas essas intervenções realizadas na ETA II contribuem para a melhora do processo do tratamento de água de 70% da população e, consequentemente, para um avanço na qualidade da água do município”, explica Rafaella.
A BRK Ambiental também já investiu na reforma dos cinco filtros do sistema de tratamento da ETA I, estação de tratamento de água que fica na Vila Menuzzo, e abastece 30% da população do município. Com essa reforma, a concessionária aumentou a capacidade e tornou mais eficiente o processo de filtração na ETA I garantindo assim a manutenção do cumprimento dos parâmetros de qualidade de água conforme a legislação vigente. Outro avanço, foi a instalação de um sistema adicional de filtragem na ETA I, que está em funcionamento desde março.
“As melhorias e a instalação de um filtro adicional ao sistema convencional adotado no tratamento da água serão fundamentais para manter a qualidade na distribuição”, complementa a gerente.
Além disso, também foram executadas as obras da adutora do Picerno, responsável por levar água da ETA I para o Centro de Reservação Carlota. A adutora instalada tem 3,5 quilômetros de extensão e foi construída com dutos em PVC e ferro fundido de 400 milímetros de diâmetro. A adutora antiga tinha 3,4 quilômetros de comprimento e foi construída em 1985 em fibrocimento, material ultrapassado, que já não é mais usado para esse tipo de obra. Isso porque, por ter incrustações em seu interior, podia impactar a coloração da água - que ganhava tom amarelado -, principalmente em casos de interrupções emergenciais.
A concessionária também investiu na compra de novos equipamentos para o laboratório de controle da qualidade da água. Dentre os aparelhos adquiridos estão: microscópio (para análise e contagem de algas), destilador, pipetas automáticas, turbidímetros, medidores de cloro, colorímetros, kit de filtração, chapa de aquecimento e sondas pH, OD e condutividade. A aquisição desses equipamentos faz parte do plano de qualidade para garantir maior precisão e confiança nas análises realizadas, além de modernizar todo o laboratório.
Para monitorar todo o percurso da água, desde a captação no rio até às ligações nos imóveis, a BRK Ambiental realiza mais de 25 mil análises mensais, em média, no município; o dobro da quantidade prevista pela legislação. E a população pode acompanhar esse monitoramento em relatórios mensais que são disponibilizados no site da concessionária - www.brkambiental.com.br/sumare. Dúvidas ou informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis também podem ser obtidas pelo Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza a análises da água diretamente nos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.