Nossa Atuação

 

Cidade natal do escritor Rubem Braga e do cantor Roberto Carlos, o Rei, Cachoeiro de Itapemirim tem inúmeros motivos para se orgulhar, além dos filhos ilustres. O saneamento básico é, sem dúvida, um deles.   

Nos mais de 20 anos desde a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada, inúmeros avanços foram conquistados e a cidade se tornou referência na universalização do saneamento.

 

Mais de 20 anos de história

A concessão de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim chegou aos 20 anos em 2018 como uma iniciativa consolidada e reconhecida por seu pioneirismo. O município foi um dos primeiros do Brasil a recorrer à iniciativa privada para elevar os índices de saneamento básico. Passadas duas décadas, a concessão, operada atualmente pela BRK, apresenta resultados expressivos e que mostram a dimensão do apoio privado para contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O contrato que concede à BRK a gestão dos serviços de água e esgoto no município de Cachoeiro de Itapemirim foi iniciado em 1998, com validade de 50 anos.  

Desde então, nossa atuação engloba todas as etapas de captação, tratamento e distribuição de água para os habitantes do município, e também os serviços de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos sanitários na cidade. 

Quando o contrato de concessão foi firmado, Cachoeiro de Itapemirim contava com 80% de esgotos coletados, mas o serviço de tratamento só atendia, de forma precária, 5% dos imóveis. 

Hoje, o município é destaque internacional em saneamento básico. Afinal, é uma das cidades brasileiras com maior percentual de atendimento, com 98,50% de esgoto coletado, dos quais 98,15% são tratados na área urbana.

Para guiar o trabalho das equipes em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK segue uma Política Integrada de Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade e Ensaios, com o objetivo de garantir a qualidade na prestação dos serviços no município. A agência que regula e fiscaliza a nossa gestão do serviço de água e esgoto em Cachoeiro do Itapemirim é a Agersa.

 

Sustentabilidade

O trabalho de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim promove ações de conscientização sobre os benefícios do saneamento básico para o meio ambiente e a sociedade. Todos os anos, milhares de pessoas são beneficiadas com  atividades como palestras, oficinas, mostras culturais, eventos, e visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Por meio do Programa Cuidar Mais, a BRK leva informações sobre saneamento e saúde para funcionários e moradores de diferentes bairros do município. Já a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) proporciona o desenvolvimento de atividades com escolas da rede municipal da cidade, beneficiando crianças, adolescentes e seus familiares.

O objetivo do trabalho é unir esforços com a educação formal e com as comunidades, com o propósito de desenvolver o senso de pertencimento de crianças, jovens e adultos em relação ao meio ambiente.

 

Energia solar

Nosso compromisso com a sustentabilidade também está presente nas nossas operações. Um exemplo disso é que a BRK em Cachoeiro de Itapemirim colocou em funcionamento uma planta de geração de energia solar. A usina fotovoltaica, instalada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Córrego dos Monos, possui 50 placas, que geram 15,25 kwp (quilowatt pico).

Essa quantidade é suficiente para abastecer 23 das 90 instalações de energia ligadas ao sistema de água no município de Cachoeiro, entre macromedidores, reservatórios e unidades de captação, tratamento e distribuição.

A usina fotovoltaica capta a radiação do sol por meio de placas instaladas e a transforma em energia elétrica, a partir de uma fonte limpa e renovável. Entre os benefícios, estão a capacidade de renovação, que nunca se esgota, e o baixo impacto ambiental, com a redução da emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A energia fotovoltaica, além dos benefícios sustentáveis, permite que a empresa tenha mais segurança e autonomia na gestão dos serviços prestados.
 
 

Nossa operação

Para atender a uma população próxima de 200 mil habitantes, operamos Estações de Tratamento de Água, com uma sede na Ilha da Luz, e outras seis estações localizadas nos distritos Burarama, Pacotuba, Conduru, Gironda/Santana, Itaoca e São Vicente. Já as Estações de Tratamento de Esgoto são 11 ao todo, e estão divididas entre a sede e os distritos de Burarama, Pacotuba, Coutinho, Conduru, Itaoca, Alto Moledo, Gironda, Soturno, São Vicente e Córrego dos Monos. 

 

01 operação cachoeiro


 

 

 

02 operação cachoeiro


 

Mapa - Localização

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE