Notícias

Instituto Trata Brasil premia Rio Claro pelos serviços de saneamento

17 de setembro de 2020

Sistema de esgoto operado pela BRK Ambiental é um dos mais avançados do País

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, realizou, nesta quinta-feira, dia 17, o evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Destaque a Municípios (operações municipal, estadual e participação privada)”, com a indicação de Rio Claro na lista das cidades brasileiras que se destacam pelo saneamento. O evento, realizado pela primeira vez no formato on-line, premiou as cidades com bons indicadores em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Rio Claro destaca-se, entre oito cidades listadas como casos de sucesso, pela sua atuação no modelo de operação em Parceria Público Privada (PPP). O município foi o primeiro do Brasil a formalizar uma PPP na esfera municipal, concedendo os serviços de esgoto à iniciativa privada. Desde 2007, a população urbana conta com avanços progressivos nos serviços de esgoto. Pioneira, a cidade também está entre as melhores pontuadas no Ranking Nacional do Saneamento Básico, tendo conquistado pontuação máxima na classificação de 2020.

No município, a BRK Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de esgoto. Desde o início da concessão, mais de R$ 200 milhões foram investidos em obras de adequação e modernização de todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade. Atualmente, Rio Claro possui mais de 740 km de redes coletoras e emissários, 13 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) automatizadas e monitoradas num Centro de Telecontrole, e oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), todas com alta eficiência.

Universalizada em coleta de esgoto, a cidade também está próxima da universalização do tratamento, que já avançou de 11%, índice anterior à concessão, aos atuais 92%; considerando a região urbana atendida. Vale destacar que a premiação de Rio Claro levou em conta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018, que tem como base os dados de 2017. Na ocasião, o volume de esgoto tratado na cidade foi de 89,98%, inferior ao volume atual. Por dia, 47 milhões de litros de esgoto são tratados na cidade atualmente. 

Além dos índices de atendimento com os serviços de esgoto, Rio Claro também se tornou referência em inovação e qualidade do esgoto tratado. A cidade foi a primeira do estado de São Paulo a adotar a tecnologia Nereda®, um método revolucionário desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, que já rendeu à BRK Ambiental o Prêmio Valor Inovação Brasil 2019 na categoria Infraestrutura.

O sistema de tratamento, por lodo granular aeróbio, tende a ser mais sustentável e eficiente, dispensa a adição de produtos químicos e, do ponto de vista construtivo, ocupa menos da metade da área necessária para infraestruturas tradicionais de tratamento de esgoto. A solução já foi eleita o melhor avanço em tecnologia na área de saneamento da última década pela Global Water Inteligence, principal publicação mundial sobre o setor.

O diretor da BRK Ambiental em Rio Claro, Fernando Mangabeira, ressalta que a empresa não mede esforços para que o município continue se destacando em saneamento. “Em pouco mais de dez anos, os principais rios e córregos da cidade foram despoluídos, beneficiando também outros municípios que utilizam o Rio Corumbataí como manancial de captação. Seguimos investindo, em tecnologias e em pessoas, para ampliar os resultados, transformando a vida dos rio-clarenses pelo saneamento”, afirma o executivo.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE